Páginas

29 de agosto de 2010

Cronicas de Eldorado

 Como sabem estou a procura de novos autores, os que eu acho divulgo aqui:
"A vida de pessoas que moram na pior cidade para se viver. A fria, feia e úmida Eldorado. Almas perdidas, vidas despedaçadas, e quem sabe alguma esperança."
Eu não posso ler todos os livros que divulgo aqui, então eu peço que vocês leiam, porque esse blog não é só meu é de todos que me apoiam, então comente aqui se gostaram do livro.



Clik no titulo e saiba mais...

28 de agosto de 2010

Onde nasce a ficção Cientifica-1

 Geralmente a ficção cientifica é uma idéia de algo que pode se tornar real um dia. E muitas vezes uma obra de ficção cientifica ou parte dela se torna real, por exemplo a nossa sociedade é muito parecida com a de "Adimiravel Mundo Novo" na minha opnião, os hologramas mostrados em Star Wars hoje já existe, se as maquinas dominaram o mundo em 1999 hoje vivemos matrix?
Muitas vezes a ficção cientifica está ai pra confundir, pra dizer nossa realidade não é real. Mas muitas vezes a ficção cientifica se torna fantasia, como em alguns contos de Platão, e na primeiras histórias sobre a viagem a lua, até nas mais recentes do grande Julio Verne.
E é disso que vamos falar amanhã literatura fantastica, vamos mostrar os futuros autores de Literatura Fantastica Brasileira.

26 de agosto de 2010

Filho das Estrelas


O Filho das Estrelas é meu livro. Que eu consegui publicar graças ao site BOOKESS que eu falei no ultimo post. O Filho das Estrelas é um pequeno livro de 25 paginas, que eu fiz em um dia, e levei alguns meses pra editar. Mas é um conto surpreendente, que até quando eu leio, eu me pergunto: "Nossa fui eu que escrevi isso?"
Algumas pessoas já conhecem o livro, por causa do nosso querido Instituto Quadrinista, mas se você não conhesse aqui está o link e o resumo:
O Filho das Estrelas

 O “Filho das Estrelas” é um conto de Allan Salles Ribeiro da Silva. Que conta a história de um alienigena neutrino, que através de uma experiência de seu planeta nasce como um humano. Mas sua inteligencia foi muito superior ao dos humanos. E isso causou muita confusão. Criando novas religiões e novas querras na Terra.
Clik no titulo e saiba mais...

24 de agosto de 2010

Escritores Amodores


Nos posts anteriores eu só falei sobre escritores que já publicaram livros e são razoavelmente conhecidos. Não no eamo do F.C. Mas de qualquer modo são profissionais. Só que hoje eu vou falar da maioria, os amadores que nem eu...E você, é você que tem um manuscrito de um livro de ficção cientifica brasileira escondido no fundo da gaveta. Nos proximos posts vou falar sobre alguns que eu fiquei conhecendo através de um site muito bom, que realiza o sonho das pessoas de publicar seu livro, e o melhor é de graça.
É O BOOKESS
Eu vou te ajudar a publicar, e dar dicas sobre os Direitos Autorais.
Clik no titulo e saiba mais...

23 de agosto de 2010

Uma série de Ficção Cientifica Brasileira.

Ela existe! Eu achei uma série de Ficção Cientifica Brasileira, feita por brasileiros, agora ela precisa ser assistida por brasileiros:


Sinopse:

Perturbado com os últimos eventos bizarros acontecidos em sua vida, o jovem JP pode estar à beira de um colapso. Visões, pressentimentos estranhos, paranóia, pânico. A constante sensação de que, a qualquer momento, poderá cair num abismo existencial e de que o mundo está prestes a ser destruído, são pensamentos que martelam a mente de JP. O que ele não sabe é que pode estar sendo observado de perto. Temendo que a realidade se desfaça a sua frente, JP se afasta da família, dos amigos, do trabalho e de sua namorada Wanessa. Mas seu maior medo se torna real quando ele é levado a encarar um mundo completamente destruído e um observador tão sinistro quanto o pesadelo real em que ele está perdido.

22 de agosto de 2010

Porque, não nos apoiam? Loucos também tem DIREITOS!


Não achei nenhum filme de longa metragem que fosse realmente de f.c. Mas achei uns curta-metragens, que dariam grandes filmes do genero. Mas como eu já disse a midia não liga pra eles. Muitos “contadores de histórias”(será o termo que vamos usar para quem tabalha com ficção cientifica) estão no anonimato. Outros viraram publicitários pra que sua obra virasse uma marca e assim ganhase dinheiro. Agora se grandes empresas apoiam isso. Porque o Ministério da Cultura não?

A FOTO A CIMA, NÃO É NENHUMA CENA DE FILME ADULTO NÃO, É SÓ POSTER DO QUE EU CONSIDERO O MELHOR CURTA DE F.C BRASILEIRO "O NADA CONSTA". É SÓ CLIKAR E ASSISTIR.

18 de agosto de 2010

Mas Pistas do Enigma.

 Através daquela gringa que sabe mais sobre ficção cientifica do que nós, eu acabei encontrando um autor de literatura fantastica e uma obra muito legal com contos para adolecente chamado "A Estranha Maquina estraviada". Oque isso te lembra? Isso mesmo ficção cientifica brasileira.



Aqui estão as obras de J. Veiga, infelizmente ele morreu, e muita gente nem conheceu seu trabalho, isso é muito triste. Se você é escritor e quer ser reconhecido, comenta aqui no realejo:

Obras

  • Os Cavalinhos de Platiplanto (1959);
  • A hora dos Ruminantes (1966);
  • A Estranha Máquina Extraviada (1967);
  • Sombras de Reis Barbudos (1972);
  • Os Pecados da Tribo (1976);
  • O Professor Burim e as Quatro Calamidades (1978);
  • De Jogos e Festas (1980);
  • Aquele Mundo de Vasabarros (1982);
  • Torvelinho Dia e Noite (1985);
  • A Casca da Serpente (1989);
  • Os melhores contos de J. J. Veiga (1989);
  • O Risonho Cavalo do Príncipe (1993);
  • O Relógio Belizário (1995);
  • Tajá e Sua Gente (1997);
  • Objetos Turbulentos (1997).

Clik no titulo da postagem e saiba mais...

17 de agosto de 2010

Só turma do DIDI? Não.


Eu percebo que o Brasil tem dificuldade pra falar sobre ficção cientifica nacional. Talvez pela falta de interesse da midia. Talvez porque o Brasil seja um país tão fora do comum que realidade seja mais interessante de ser descrevida pelos contadores de história do que ficção. Mesmo assim vou continuar minhas pesquisas. Já vi muita coisa interessante nos poucos trabalhos que achei. Eu sei que tem filmes infantis nacionais que abordam a f.c, mas de um modo muito vazio , mal-feito e sem fundamento. Não vamos falar sobre eles.

16 de agosto de 2010

A Inspiração


Se você quer fazer um trabalho de ficção seja lá que tipo de ficção for, a primeira coisa é ter inspiração, a inspiração é uma coisa que vem de dentro. Não adianta pegar o trabalho de outra pessoa escrever em cima dele, e achar que está sendo criativo. Você estará é fazendo uma copia, você pode sim usar o trabalho de outra pessoa, mas é preciso pensar em algo que o autor não pensou em cima da ideia dele. Como fazer essa ideia de luz aparecer? Cada autor consegue a inspiração de um jeito, só que a ideia é uma coisa irónica, que aparece justo na hora que você não quer. E o pior ela é só o atomo da sua criação. Eu acho que Deus quando criou os humanos pensou assim "Eu vou criar criaturas baseadas em carbono, que irão se achar racionais e querer me imitar mas serão tão teimosas, que não vão nem acreditar que eu existo, bom se elas pensarem que eu não existo não vão me encher o saco, né" Brincaderinha Deus.
Voltando... a ideia é a primeira parte da criação, desenvolver a idéia exige pesquisa. Mas para que seu livro, conto, filme, video clipe, não fique parecendo um trabalhinho de escola você precisa personaliza-lo, fazer dela uma obra unica.
Então quando se faz algo de ficção cientifica ou literatura fantastica, você tem que entrar no mundo da sua obra, como? Se desligando do mundo real, não, sem drogas, por favor! Se não depois teu cérebro sai pelo naris e a culpa vai ser minha.
Um bom jeito de se desligar do mundo, é ouvindo alguma musica que lembre o mundo da sua obra. Por exemplo eu quando  escrevo um H.Q de fantasia, eu gosto de ouvir Pitty, as musicas Temporal, Na Sua Instante, I Wanna be, Lobo...São perfeitas para te levar pra um mundo de aventuras, e o trabalho paralelo dela Agridoce, (ia ser o nome desse blog, pois mistura acido e o doce). Tem a musica "Dançando" que é otima para esses fins. Mas não só Pitty, Rock psicodérico é perfeito também. Pink Floyd deve ter ajudado muita gente a fazer F.C. Forfun vai ajudar, já está me ajudando. Bom em questão de Ficção Cientifica, eu gosto de ouvir, ADIMIRAVEL CHIP NOVO (que pelo menos o nome foi inspirado no clássico Admiravel Mundo Novo), mas se você quiser escrever sobre um futuro cyberpunk, eu acho GreenDay perfeito, se bem que Linkin Park e um pitada de Bon Jovi também fica legal.
Pra ter inspiração é preciso uma salada de idéias. E sobre usar as musicas pra escrever sobre ficção, também pode te ajudar na hora de fazer um trabalho multimidia, você já vai ter a trillha sonora.
Em fim você tem que criar um clima no seu ambiente, pra estória ficar digna de uma obra de arte.

13 de agosto de 2010

QUE VERGONHA!

“Tenho visto poucos livros da imprensa universitária sobre FC, dos que vi, Ficção Científica Brasileira, de... Ginway, provavelmente é o que mais soma ao nosso entendimento da FC como um fenômeno multicultural.”
— Gary K. Wolfe, Locus

Uma americana é a pessoa que mais se interessa por ficção cientifica brasileira. Seu nome é M. Elizabeth Ginway ela já escreveu vários livros sobre nossas lendas, e nossa cultura em geral. Se os entrangeiros conhecem nossa cultura, por que nó não conhecemos?
Clik no titulo e saiba mais...

12 de agosto de 2010

Debate Sobre Ficção Cientifica


Eu nem tive tempo de ler, não deveria ter posto no blog ainda, afinal quem é blogueiro aqui.
Agosto traz novos debates sobre a ficção científica brasileira



Em agosto, o evento Invisibilidades, promovido bienalmente pelo Itaú Cultural, chega a sua terceira edição e dá continuidade aos debates sobre a produção de ficção científica na literatura e nas artes brasileiras.

São quatro mesas de discussão divididas em dois dias, reunindo diversos artistas, escritores, quadrinistas e pesquisadores que atuam na área. Além disso, a programação conta com apresentações especiais do artista plástico Walmor Corrêa e dos VJs Wandeclayt e Lady A.
Clik no titulo e saiba mais...

11 de agosto de 2010

Um dia agente chega lá.

Antes de começar esse blog, eu fiz algumas anotações sobre a ficção cientifica no Brasil:



4°Dia de Pesquisas

Está sendo uma busca intensiva através dos sites, a procura da ficção cientifica brasileira. Já achei alguns livros com contos de autores famosos, alguns blogs que também tem a minha misão. E alguns autores ainda desconhecidos.

(o que foi? eu já tinha acabado o trabalho semestral, tava sem nada pra fazer)

10 de agosto de 2010

PIRATAS ESTELARES#2

Para entender esse post leia os dois posts anteriores.
Num planeta distante, Jack Sparrow e Elisabeth Swan pensavam em achar uma saída daquele lugar.



Elisabeth: Esse é um planeta de órbita elíptica, quando anoitecer o sol vai ficar muito distante, e vai esfriar muito, nós vamos morrer!
Jack Saprrow: Relaxa, nós já não vamos estar mais aqui quando anoitecer.

Elisabeth: Eu vou procurar comida. 
Jack: Eu vou ver se o comunicador da nave ainda está funcionando.

Minutos depois:
Elisabeth: Socorro!
Jack: O que...
Jack:Ops... Um Craken Espacial.


Jack pega uma espada a laser, e mata o animal.


Elisabeth: Onde conseguiu um sabre de luz?
Jack: Eu roubei de um Jedi chamado Luck Skywolker.
Elisabeth: Já ouvi falar...


Horas depois:


Elisabeth: Logo o sol vai se por..
Jack: Olha! Uma fruta nativa!


Elisabeth:Não coma pode ser venenosa!
Jack: O que importa! Estamos perdidos num planeta que fica sem vida a noite. Melhor morrer comendo...do que morrer de fome.
Elisabeth: Tem razão.
Jack: Vou comer essa que é maior. Peque essa aqui.


Enquanto isso no espaço:


Will Tunner: Tenho que salvar Elisabeth. A nave dela estava por aqui.
Will: Ei! É a nave do Jack! Ele deve saber de alguma coisa.


Se conectando a nave de Jack...


Will: Capitão Barbosa? Onde está o Jack?
Barbosa: O Jack bebeu Run demais num planeta cassino, então eu peguei a nave dele emprestado.
Will: Sabe onde naufragou a nave de Elisabeth?
Barbosa: Não mas...Por um sabre luz, e um capacete da quarda emperial...Eu posso lembrar.
Will:Tudo bem


No planeta:


Jack: Elisabeth! Você tá...


Elisabeth começa a tirar a roupa.

Elisabeth: Eu te amo Jack!


Jack: BEBADA!


Ela agarra Jack, foi essa frutinha  diz ele.


Jack: Will não vai gostar disso...nÃO DIGA QUE EU NÃO AVISEI.

Horas Depois, um alarme toca e Elisabeth acorda:

Elisabeth: O QUE EU TÔ FAZENDO AQUI, DEITADA DO SEU LADO NUA?
Jack: EU NÃO TENHO CULPA VOCÊ ME ASSEDIOU!
Jack: Recebi uma mensagem da minha nave, Barbosa está com Will e eles vem nos resgatar.


Elisabeth: Ah Will...Eu o traí.
Jack: Will não precisa saber de nada.
Além do mais eu salvei sua vida.

Uma nave pousa:

Elisabeth: Will? É VOCÊ!


Will: Sim.


Eles se beijam, e todos continuam suas jornadas pelo universo,e o que começou naquele planeta acabou naquele planeta.


Depois na Nave de Jack:
Jack: Robô analise essa frutinha, pra mim.
Robô: Analisando...
Robô: é uma fruta alucinogena que deixa as mulheres loucas pelo primeiro macho da espécie que aparecer.
Jack: Sério?
Jack: Robô, prepare minha melhor roupa. Vou ter um encontro com a princesa LEA.

FIM











4 de agosto de 2010

PIRATAS ESTELARES#1

Terra chamando, Terra chamando...Esse é o Diário de Bordo de Allan da Silva, você está sendo transportado diretamente para o Mundo da Lua, um lugar ONDE TUDO PODE ACONTECER.

Imagine se os personagens de piratas do Caribe vivessem no universo de guerra nas estrelas, seria assim:

Elisabeth Swan estava em sua nave quando toca o alarme de intrusos.

Marujo: Capitã Swan um soldado imperial invadiu  a nave!
Elisabeth: Ataquem!

Mas quando eles sacam as armas laser, o soldado fala:

Soldado: Senhorita Swan...Sou eu! Seu amigo Capitão Jack Sparrow.
Elisabeth: Nunca foi meu amigo.
Jack: Como quiser, o fato é que...
Elisabeth: Diga logo.
Jack: Roubaram minha nave.
Marujo: Capita, tem uma nave Sith, querendo nos atacar.
Capitã: Preparem os raios laser.

A batalha acontecia, entre a nave do piratas e a nave de Darth Vaider. Enquanto Jack e Elisabeth discutia:
Elisabeth: Por que eu te ajudaria?
Jack: Se me ajudar, te levo a Will...
Elisabeth: Você disse...

Nesse momento na outra nave:
Darth Vaider: Vou acabar com esses piratas.

Ele solta um raio laiser que acaba com a nave.

Marujo: Capitã, estamos caindo.
Jack: Venha, vamos pegar logo uma nave salva vidas!
Elisabeth: Um capitão afunda com seu navio.
Jack: Bom, eu não tenho nada a perder, vou ficar aqui, eu já sei como é o fim do mundo mesmo!

Os dois desmaiam e quando Elisabeteh acorda:
Jack: Surpresa! Parece que seu população não foi fiel a você. Fugiram nas naves salva vidas.
Elisabeth: Só me faltava essa. Estou naufragada num planeta desconhecido. Com Capitão Jack Sparrow.

Continua...

3 de agosto de 2010

PIRATAS ESTELARES

Você já imaginou se Piratas do Caribe se passasse no espaço? Então nao seria mais piratas do caribe. Eu viajei com esse negocio de fanfics, e juntei Jack Sparrow, Elisabet Swan e Darth Vaider em um fanfic do tipo Oneshot/Cross Over chamado Piratas das Estrelas.



 A história começa com Jack Sparrow que teve sua nave roubada, e corre atrás de sua amiga Elisabet Swan para pedir uma carona, mas eles são atacados pela nave de Darth Vaider e ficam naufragados num planeta deserto.

2 de agosto de 2010

CREPÚSCULO PAULISTA(GAYPÚSCULO)

O pessoal deve estar achando que esse é de nerd pra nerd, então pra agradar as pattys consumistas influenciadas pela mídia, hoje vamos falar de crepúsculo.

Terra chamando, Terra chamando...Esse é o Diário de Bordo de Allan da Silva, você está sendo transportado diretamente para o Mundo da Lua, um lugar ONDE TUDO PODE ACONTECER.

Para mim Crepúsculo é uma versão de Sexy on The City com vampiros. Mas vou fazer um fanfic do tipo  Drabble da saga Crepúsculo.

Vamos lá: Bella morava em São Paulo mais se mudou com seu pai para uma cidadezinha do interior, deixa eu ver... Gramado? Não. Campinas má oi!
Sem conhecer ninguém lá, ela resolve ir numa passeata, lá ela conhece Eduardo, o problema é que aquela passeata era uma parada GLS ou sei lá como é que chamam agora, e Edu era indeciso, não sabia se era um morcego carnívoro(gosta mulheres) ou frutífero(gosta de frutas). 

Bela se apaixona por ele, seu pai nem liga pelo fato dele ser um vampiro, pois já estava preocupado pensando que sua filha era lésbica. Mais só aceitaria o relacionamento se ele escolhesse um lado.

Porém Edu demorou muito a decidir, e Bela conheceu Jacobino um motoboy musculoso que estava passando férias na cidade e se apaixonou pela moça. Logo ela acabou engravidando dele, e Jacob não querendo pagar pensão acabou casando com ela. Esse foi crepúsculo Paulista.

José Mauro de Vasconcelos

Ele não é tão misterioso assim, ele escreveu: "Meu pé de laranja lima", que teve até uma novela baseada nesse livro. Mas seus trabalhos infanto juvenis que devem conter algo de ficção cientifica são muito dificeis de ser achados, até a sinopse é dificil de achar.

Se você achar alguma coisa sobre esses livros, por favor comente aqui:

  • Banana Brava (1942)
  • Barro Blanco (1948)
  • Longe da Terra (1949)
  • Vazante (1951)
  • Arara Vermelha (1953)
  • Arraia de Fogo (1955)
  • Rosinha, Minha Canoa (1962)
  • Doidão (1963)
  • O Garanhão das Praias (1964)
  • Coração de Vidro (1964)
  • As Confissões de Frei Abóbora (1966)
  • Meu Pé de Laranja Lima (1968)
  • Rua Descalça (1969)
  • O Palácio Japonês (1969)
  • Farinha Órfã (1970)
  • Chuva Crioula (1972)
  • O Veleiro de Cristal (1973)
  • Vamos Aquecer o Sol (1974)
  • A Ceia (1975)
  • O Menino Invisível (1978)
  • Kuryala: Capitão e Carajá (1979)

1 de agosto de 2010

Espaço Inexplorado


Assim como a FC brasileira,  um Espaço Inexplorado existe um livro com este nome e também é de ficção cientifica. Vou explicar melhor: Eu estava na biblioteca atraz do livro de  Jorge Luiz Calife "Padrões de Contato", e o destino me surpreendeu, porque o livro "Espaço Inexplorado" caiu nas minhas mãos literalmente. Eu estava procurando ficção cientifica brasileira, em uma biblioteca de bairro, que não é nenhuma super biblioteca e achei tão facil, foi pelo Cosmos mesno. É SÓ CLICAR NO TITULO DESTA POSTAGEM E VOCÊ IRÁ PARA O SITE OFICIAL DE "O ESPAÇO INEXPLORADO: A TRILOGIA".
O mais impresionante é que quando eu li a orelha do livro, eu vi que o autor se inspirou em José Mauro de Vasconselos, outro nome da ficção cientifica brasileira. Quer dizer essa minha busca pelas histórias de ficção cientifica brasileira, está parecendo um grande conto de mistério cheio de pistas enigmas. Eu procuro um autor, e acho outro que cita outro, e assim eu vou desvendando o desconhecido do nosso país, nossa pr´pria literatura.
"Espaço Inexplorado" é muito bom, vale a pena ler.