16 de agosto de 2010
A Inspiração
Postado por
Allan Salles Ribeiro da Silva
às
11:36
Se você quer fazer um trabalho de ficção seja lá que tipo de ficção for, a primeira coisa é ter inspiração, a inspiração é uma coisa que vem de dentro. Não adianta pegar o trabalho de outra pessoa escrever em cima dele, e achar que está sendo criativo. Você estará é fazendo uma copia, você pode sim usar o trabalho de outra pessoa, mas é preciso pensar em algo que o autor não pensou em cima da ideia dele. Como fazer essa ideia de luz aparecer? Cada autor consegue a inspiração de um jeito, só que a ideia é uma coisa irónica, que aparece justo na hora que você não quer. E o pior ela é só o atomo da sua criação. Eu acho que Deus quando criou os humanos pensou assim "Eu vou criar criaturas baseadas em carbono, que irão se achar racionais e querer me imitar mas serão tão teimosas, que não vão nem acreditar que eu existo, bom se elas pensarem que eu não existo não vão me encher o saco, né" Brincaderinha Deus.
Voltando... a ideia é a primeira parte da criação, desenvolver a idéia exige pesquisa. Mas para que seu livro, conto, filme, video clipe, não fique parecendo um trabalhinho de escola você precisa personaliza-lo, fazer dela uma obra unica.
Então quando se faz algo de ficção cientifica ou literatura fantastica, você tem que entrar no mundo da sua obra, como? Se desligando do mundo real, não, sem drogas, por favor! Se não depois teu cérebro sai pelo naris e a culpa vai ser minha.
Um bom jeito de se desligar do mundo, é ouvindo alguma musica que lembre o mundo da sua obra. Por exemplo eu quando escrevo um H.Q de fantasia, eu gosto de ouvir Pitty, as musicas Temporal, Na Sua Instante, I Wanna be, Lobo...São perfeitas para te levar pra um mundo de aventuras, e o trabalho paralelo dela Agridoce, (ia ser o nome desse blog, pois mistura acido e o doce). Tem a musica "Dançando" que é otima para esses fins. Mas não só Pitty, Rock psicodérico é perfeito também. Pink Floyd deve ter ajudado muita gente a fazer F.C. Forfun vai ajudar, já está me ajudando. Bom em questão de Ficção Cientifica, eu gosto de ouvir, ADIMIRAVEL CHIP NOVO (que pelo menos o nome foi inspirado no clássico Admiravel Mundo Novo), mas se você quiser escrever sobre um futuro cyberpunk, eu acho GreenDay perfeito, se bem que Linkin Park e um pitada de Bon Jovi também fica legal.
Pra ter inspiração é preciso uma salada de idéias. E sobre usar as musicas pra escrever sobre ficção, também pode te ajudar na hora de fazer um trabalho multimidia, você já vai ter a trillha sonora.
Em fim você tem que criar um clima no seu ambiente, pra estória ficar digna de uma obra de arte.
Assinar:
Comentários (Atom)