Páginas

29 de setembro de 2010

Jerônymo Monteiro

 Volta é meia e aparece o nome desse cara nas nossas  noticias sobre FCB( Ficção cientifica Brasileira, não Futebol Clube Brasileiro, risos). Mas você sabe quem é Jerônymo Monteiro? Pois é, nem o google sabe direito, ele pensa que é uma cidade do Espirito Santo. O que também não é mentira, o fato é que Jeronymo Monteiro é considerado o pai da ficção cientifica brasileira, então o minimo que podiam fazer era divulgar para os jovens quem ele era.
Existe até um premio em homenagem a ele. Mas me diz, algum nerd fã de ficção cientifica anda com uma camiseta, com a foto dele em pop-art? Não. Isso que me revolta. A ficção cientifica brasileira não é popular, é só um nixo, que corresponde a intelectuais  de 50 anos pra cima. Eu acho que isso acontece, porque a um tempo atraz a tecnica de efeitos visuais e especiais brasileiras era muito escassa, e nos paises em que a ficção cientifica é valorizada o que sustenta ela são as grandes produções de cinema. O que seria de E.T se não fosse a bicicleta voando? Ou de Independece Day se não fosse a casa branca explodindo?
Aqui no Brasil eu acho que foi a ditadura (eu não sei o que foi isso direito, nasci bem depois) qu travou a cultura brasileira, as pessoas tinham medo de criar coisas inusitadas, porque podiam ofender os milatares. Isso enfraqueceu nossa arte, e nossa ficção cientifica.

E hoje ainda temos receio de ficção cientifica. Vou dar um exemplo: Um cara resolve fazer um filme de ficção cientifica, sua equipe será contra porque alegará que o filme não será lucrativo, pois concorrer com Hollywood seria suicidio. Então eles fariam um filme bem real com bandidos.

Bom tomora que esse quadro mude. E pra isso que o Realejo High Tech está aqui. Leiam as obras de Jerônymo Monteiro:

  • rês meses no século 81 (1947)
  • A cidade perdida (1948)
  • Fuga para parte alguma
Vou procurar o e-book dessas obras.
Clik no titulo e saiba mais...

25 de setembro de 2010

Você é Criativo? Exentrico? Ou louco?

Eu cuido de toda uma rede, que apoia o coisas que outras pessoas consideram impossivel. Fazer do quadrinho nacional algo pop, e divulgar a ficção cientifica brasileira. Pra isso eu  tenho um twitter @oquadrinista, um facebook em que você pode procurar pelo grupo "Instituto Quadrinista". E os blogs O quadinista, e este que vos escrevo. Todos eles tem a função de divulgar a cultura brasileira no ambito da ficção.

Vocês podem me chamar de louco, mas o que eu queria era poder criar um lugar onde jovens carentes que tivessem o dom de desenhar, e escrever pudessem conseguir um trabalho digno nessa area. Porém pra isso eu preciso de dinheiro e de imformação. Para conseguir o dinheiro será com estudo, por isso ficarei algumas semanas longe deste blog, no entanto voltarei. E pra informação eu preciso de vocês, se é que tem alguém lendo isso. Se tiver por favor comente: "como se faz uma ong? ";"se já existe alguma instituição que trabalha com história quadrinho", "se existe algum grande projeto social que pode ajudar."

Quando uma nova era está pra começar sempre existe, uma pessoa excentrica que da o primeiro passo. Quando Galileu disse que a Terra não era o Centro do Universo foi condenado. Mas hoje sabemos que le estava certo. Ta bom eu tô sendo prepotente, em me comparar com Galileu.

Mesmo que você acredite que o Instituto Quadrinista nunca via ser real, nos ajude um simples dica pode mudar muita coisa.

Até mais, e de qualquer modo: Obrigado.

18 de setembro de 2010

Vimana - O Novo Portal

A função do Realejo High Tech é divulgar a ficção cientifica brasileira mais existem sites com mais recursos que o meu. Que podem fazer mais do que isso, eu não tenho receio em falar apesar de eu achar que estou sendo copiado, eu reconheço que eles tem mais grana e mais tempo, pra fazer aquele portal. Enfim o Vimana não é um site com o foco só na FC Brasileira como nós. Mas se você quiser publicar sua obra ele também pode te ajudar.
 Pena que eles ainda não estão no Google, quando se põe Vimana o site deles não aparece. Porém eu vou tentar fazer um Join Venture. Bom eu vou explicar as coisas melhores no próximo post.
Clik no titulo e saiba mais...

15 de setembro de 2010

Sonhos

 Olá, eu sumi por um tempo. Mas estou aqui de volta, só de passagem, que nem a vida na Terra. Meus neurônios estão um pouco afetados pela midia e pelo capitalismo. Porém estou aqui. Aí...Aí...e eu nem posso falar mau do capitalismo, porque meu trabalho paralelo, é, aquele trabalho que agente exerce pra ganhar dinheiro, ajuda a movimentar a economia mundial. Como eu queria viver num mundo, em que as pessoas aceitassem a felicidade simples, num lugar natural, sem pensar em materialismos algum.
Sonhar...Sonhar...é sobre isso que eu vou falar hoje, mas não é desse tipo de sonho, é sobre aquele sonho que você acorda assustado é fala: "Caranba que loko!  Véio!".
Sabe aquele dia que eu falei sobre a inpiração na hora de escrever? Então o sonho é uma das minhas maiores inspirações. Tem sonhos que são muito distante da realidade, que você acorda e diz: "Nunca mais vou comer hamburguer com biringela, maionese e presunto antes de durmir". Mas é nesses sonhos que vem a inspiração mais sincera, nimquem pode dizer que sua obra é um plágio, como pode ser um plágio eu sonhei com isso.
Tá mais, como fazer uma estória que faça sentido, com um sonho louco, bem muitas histórias loucas fazem sentido. "Alice no país das Maravilhas" por exemplo, eu adoro, mas as vezes fico pensando: "esse livro é pra crianças ou pra pacientes de reabilitação?"
Bem brincadeiras a parte, uma dica pra transformar um sonho ou até um pesadelo em boas histórias de ficção é usar a simbologia, e colocar uma moral na estória( nada de filosofia barata). A mitologia usou muito disso e é contada até hoje. Outra dica é estudar um pouquinho de fisica quantica, e tentar colocar seu sonho em uma realidade alternativa onde ele é real e você está dormindo. Você pode estar dormindo agora, quem disse que isso é real, há, há, há!

10 de setembro de 2010

Dual - Mas um livro de nossa literatura que você não conhece.

O mundo atráves dos olhos de Tiki Enlaf. Ou melhor, o mundo através do olho, de Tiki Enlaf. Levava uma vida comum, desempregado, a margem da sociedade. Um pequeno e desarrumado apartamento na cidade grande, bebida, mulheres, uma vida fútil que lhe agradava. Vinte cinco anos, tão jovem, mas para o seu mundo onde cada ano é bem mais longo do que o nosso, já estava nas últimas. Quantas mais estações ainda veria? Como seria quando enfim passasse para o outro mundo? Em uma tarde de outono extremamente fria, um encontro inesperado acontece e muda a sua vida completamente...
Clik no titulo e saiba mais...

8 de setembro de 2010

Nosso Lar

Andam dizendo por aí que nosso lar é um filme de ficção cientifica. Na verdade é um filme religioso baseado numa obra de Chico Xavier. Se é religioso tem pessoas que acreditam que é real(eu). Então não podemos considerar como ficção cientifica. Porém a midia usou uma roupagem de ficção para deixar o filme mais comercial. O que eu acho legal. Até que em fim eles pensaram em divulgar a nossa literatura no cinema! Ah! eu ainda não vi o filme! Mas pretendo ver em breve Clik no titulo e saiba mais...

7 de setembro de 2010

39 Fábulas Que Você Ainda Não Leu

Esse aqui parece ser divertido e você pode ler de graça. Sinpse: As histórias a seguir são fábulas contemporâneas escritas por Douglas Eralldo e publicadas em 02 jornais de sua cidade. Esta aventura iniciou-se em 2008 no Jornal Diário Pantanense, e hoje continuam a ser contadas no Jornal Destak. Os textos, um misto de crônicas, contos e fábulas são recheados de sentimentos que muitas vezes beiram a auto-ajuda, noutras surgem como críticas severas ao contexto da sociedade em que vive. Imergir na leitura de suas histórias é estimular o pensamento, e criar suas próprias conclusões, pois as linhas de Douglas Eralldo podem ser compreendidas de várias formas, e com certeza o leitor irá se identificar com estas fabulosas e curtas histórias, que quinzenalmente são impressas nos jornais, e agora se reúnem nesta obra.

5 de setembro de 2010

O Senhor dos E-mails

Esse livro parece ter uma história interessante. Apessar de eu achar mesquinha a idéia de cobrar por um e-book. A snopse dessa história parece ser interessante: A humanidade sempre conviveu com seus vícios. As drogas nos dão um exemplo marcante de como podemos ser levados a mundos degradantes e sombrios, atraídos num primeiro momento pelo seu apelo fácil e sedutor. O prazer que ela proporciona é efêmero e via de regra, o caminho que oferece, sem volta. Paradoxalmente elas podem nos trazer condenação ou libertação. Muitas destas drogas, se bem utilizadas nos trazem a cura de males terríveis e doenças cruéis. Temos nas mãos este poder de escolha, podemos nos valer dele para o bem ou para o mal. Assim também é com a Internet. Todos os caminhos estão escancarados. Todas as opções são expostas neste cardápio universal, prontas para nosso consumo imediato, e da forma que nos aprouver. Randonia é como uma droga. Um programa de computador que vicia e degrada seus usuários incitando-os ao ilícito e ao crime. A cada passo insignificante, um novo mundo se descortina para o usuário incauto. Um mundo, num momento inicial, de ilimitadas e reais possibilidades, que se afunila em direção a um reino sem lei, onde tudo pode e tudo vale. Lá naquele vale sombrio a morte não é o descanso eterno. À medida que se avança no jogo a consciência se rende, abrindo mão de suas defesas morais, e tornando paulatinamente o jogador em mais um vassalo do Senhor Dos E-mails. Assim como as drogas, a Internet nos oferece de um lado a condenação de outro a libertação. A escolha é só nossa. Em suas posições senhores. O jogo já vai começar. Se você quiser pagar R$34,65 por ele vai fundo. Ele só tem um leitor coitado. Se colacasse o livro como "leitura gratuita" teria bem mais leitores e poderia lucrar com anuncios. Clik no titulo e saiba mais...

4 de setembro de 2010

O Colecionador de Silfides

 Esse é legal, eu já comecei a ler, eu adoro esssas histórias de fantasias voltadas pro público infanto juvenil, porque eu acho que a pré adolecência é uma fase magica em que o jovem tem a pureza da infancia mesclada a poesia do amor... (nossa isso foi profundo em!)
Bom vamos ao resumo da obra:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Clik no titulo e saiba mais...