Misturar relaidade com ficção é perigoso. Porque pode chegar uma hora que você não saberá o que é verdade. Muitos criminosos psicopatas, mentem pra se mesmo antes de mentir para os outros. Porém chega uma hora que eles não sabem mais o que a verdade e acabam num manicômio.
É claro no mundo da arte isso também acontece, quantos atores já não teveram que se aposentar pois pensavam que eram um personagem. Mas é possivel criar uma obra de ficção fingindo ser real, Hollywood tem usado muito isso: "Atividade Paranormal", "Cloverfield o Monstro", "REC"(apesar deste ter a versão original feita na espanha, ou era mexico?). Esses filmes não fazem o meu genero, mas a idéia de brincar de realidade é genial. E é bem mais barata do que usar super efeitos com uma narrativa fantastica que você sabe que nunca será real.
Mas porque eu tô falando disso? O Realejo High Tech é um site que tenta promover a ficção cientifica brasileira. Porém cadê a ficção cientifica brasileira? Eu não sei. Enquanto nimguem aparece, eu estou insentivando que você, é você que está lendo isso faça algo de ficção cientifica. E um modo bem facil de fazer isso é usando essa tecnica, que mostra a ficção como se fosse real. Porque se voce souber fazer roteiro, fica muito facil fazer um filme de ficção cientifica.
Aliás antes da T.V as pessoas já misturavam ficção e realidade. O maior exemplo disso é "A Querra dos Mundos" Quando aquele cara falou pelo rádio que marcianos estavam atacando a Terra. Naquela época todo mundo acreditou. Eu sempre penso, poderiamos fazer uma história interessante como "A Querra dos Mundos" usando a transmidia. Na época Orsen Wells usou a tecnologia da época e fez algo genial. No entanto hoje teriamos que ser bem mais cuidadosos.
Se um pessoa falasse no twitter "Marcianos estão atacando a Terra." Nimguem iria acreditar. Seria preciso colocar videos no youtube, forjar fotos em blogs, criar depoimentos. Mesmo assim seria divertido, mesmo se as pessoas não acreditassem. Se alguém estiver disposto. Agente faz essa brincadeira.
Clik no titulo e saiba mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário